PROJETO EROTILDES NA COPA 2010

ERÍODO: Mês 06 e 07

PÚBLICO-ALVO: 1º ao 5º anos

JUTIFICATIVA

O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol no Brasil começou como algo apenas praticado pela elite branca. Diz-se que a primeira bola de futebol do país foi trazida em 1894 pelo paulista Charles William Miller.  A aristocracia dominava ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas.  Somente na década de 1920, os negros passam a ser aceitos ao passo que o futebol se massifica. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.



OBJETIVO GERAL

Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Divulgar a copa do mundo como evento de união entre os povos.

Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas dos países

Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.

Conhecer a história das copas.

Identificar cada país escolhido e os dias que jogam.

Respeitar e compreender o trabalho coletivo.


METODOLOGIA

► Observação: Usar o laboratório de informática sempre que possível.

Sugestões de Trabalho

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Temas Transversais

Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.

Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.

Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?


Matemática

Jogo bem calculado

São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.

Sugestões de atividades:

• Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times

• Identificação de formas geométricas no campo

• Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete

• Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.

• Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas

• Criar problemas.

• Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão. Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.

Quantidade de jogadores num jogo de futebol.

Os reservas da seleção (função)

Agenda da copa

O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)

Levantamento da idade dos jogadores

Língua Portuguesa

Papo mais coerente

Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.

Sugestões de atividades:

• Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo

• Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos

• Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.

• O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis.

• Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).

• Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).

dos jogadores em ordem alfabética.

História

Lances do passado

No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

Sugestões de atividades:

• Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"

• Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção

• Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol

• Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.

• História das Copas

• Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)

• Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários

• Mãos de obra temporária que surge em razão da copa

• Retrospectiva das Copas

Geografia

O mundo num estádio

Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.

Sugestões de atividades:

Através do globo terrestre,visualizar o Brasil e a África do Sul

• Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.

• Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na cidade de Anápolis.

• Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).

• A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado• Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).

• Localização no mapa da sede da Copa

Identificar os estados que cada jogador e comissão técnica do Brasil nasceu.


Ciências

Experiências de Campo

Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultra modernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.

Sugestões de atividades:

• Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta.

• Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.

• Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?

• A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.

• O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;

O cuidado com os fogos de artifícios na comemoração.

Artes

Explosão de criatividade

Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.

Sugestões de atividades:

• Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil.

• Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.

• Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").

• Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.

• Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.

• A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países

• Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol•.

ATIVIDADES RECREATIVAS

Torneio com todas as turmas a ser ministrado pela professoras de educação física

CULMINÂNCIA

Exposição dos trabalhos

Festa junina em ritmo de copa do mundo